Escalada


O último final de semana marcou a chegada ao Brasil do primeiro evento de escalada livre em rochas cercadas por águas profundas, o Red Bull Psicobloc. Durante os dias 19 e 20 de fevereiro, o Cânion do Talhado, no Sertão Alagoano, recebeu seis dos melhores atletas da escalada esportiva brasileira para um desafio às suas imponentes paredes de arenito, com inclinação negativa e elevado grau técnico, sem a utilização de cordas ou qualquer equipamento de segurança.
No estilo de escalada conhecido como psicobloc, os atletas têm o volume de água localizado na base das falésias seja em rios, mares ou lagos - como única forma de amortecer as inevitáveis quedas, que podem ultrapassar os 20 metros de altura.
Para impulsionar o nível da modalidade no Brasil, o Red Bull Psicobloc trouxe pela primeira vez ao país os espanhóis Iker e Eneko Pou - dois dos mais respeitados nomes do montanhismo internacional.
O brasileiro que melhor se adaptou à vertente mais exótica da escalada em rocha foi Lucas Marques (26), natural de Uberlândia (MG) e morador do Rio de Janeiro há oito anos.
Ele foi o único a completar a via apontada pelos espanhóis para o desafio, com cerca de 26 metros de altura e grande nível técnico. “Sempre que eu entro em uma parede, quero ir até o final. Minha escalada é livre e por isso eu nunca penso em descer”, disse Lucas.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/esportes